Sinop

Aeroporto de Sinop passará por reformas no terminal de passageiros

O Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo passará por obras de reforma no terminal de passageiros pelos próximos 90 dias. A ordem de serviço foi assinada pela prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), na manhã desta sexta-feira (26). A gestora aproveitou a oportunidade para confirmar a homologação dos Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs).

“O PAPI já temos a homologação, somente falta a EPTA, mas já recebemos a confirmação que passamos da vistoria e temos o parecer favorável e estamos aguardando agora para fevereiro a equipe que vai monitorar uma semana para, enfim, liberarmos e entrar já em funcionamento”, afirmou a prefeita.

No caso da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), já está confirmada para os dias 19 e 26 de fevereiro a realização em Sinop um estágio supervisionado, pelas equipes do Cindacta IV, de Manaus. Com isso, os dois equipamentos juntos possibilitarão pousos e decolagens em condições adversas.

A obra de reforma será iniciada pelos setores de embarque e desembarque. Serão investidos R$ 538 mil de recursos próprios da Prefeitura e os serviços serão executados pela empresa Só Águas, vencedora do processo licitatório. “A previsão de conclusão é de 60 a 90 dias, até por ser um espaço que está sendo utilizado, a gente não tem muita condição de atacar a obra, teremos que conciliar o funcionamento com a execução”, explicou o proprietário da empresa, Geraldo Pavan.

A secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou a importância das obras de reforma no terminal. “É uma obra importante, necessária e que trará conforto para os usuários. A gente sabe que trará uma condição melhor as pessoas que acessam o município por esse vetor de crescimento que é o aeroporto. Temos uma previsão de 90 dias entre início e término da obra, sabe que passaremos por infortúnios, entretanto a gente sabe que para que tenhamos a melhoria é necessária a obra”, ponderou Ivete.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença de vários representantes da União das Entidades (Unesin), que são parceiros da Prefeitura em todas as ações envolvendo o aeroporto de Sinop. “É mais um passo que está sendo dado e as entidades estão acompanhando esse processo todo há algum tempo e de passo em passo a gente vai conquistando o que a gente precisa para que esse aeroporto se torne realmente o que todos precisam”, pontuou o empresário Nilson Ribeiro, representante da Unesin.

Também participaram do ato o deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), o vice-prefeito Gilson de Oliveira (PMDB), o presidente da Câmara de Sinop, Ademir Bortolli (PMDB), e os vereadores Billy Dal Bosco (PR), professora Branca (PR), Joaninha (PMDB) e Joacir Testa (PDT), além dos secretários municipais.

Fonte:Assessoria / Redação | 26/01/2018