Sinop

Força Aérea Brasileira realiza voos de teste no Aeroporto de Sinop

Sete militares da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcaram no Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo para aferição do PAPI (Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação) e das Rotas de Navegação Aérea (RNAV). A equipe integra o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e a vistoria foi acompanhada pela secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, e representantes da União das Entidades de Sinop (Unesin).

 

“Aguardávamos essa vistoria dos instrumentos. O PAPI o é instrumento que está instalado nas cabeceiras da pista e esse voo é para aferição desse equipamento, para que possamos ter habilitação e homologação. Também é feita a certificação dos procedimentos RNAV, que são as cartas cartográficas. Nós já tivemos uma primeira visita da equipe, que fez um levantamento técnico e agora, neste momento, são aplicadas essas cartas”, explicou a secretária.

 

A equipe do GEIV iniciou os trabalhos já no trajeto para Sinop. Para os procedimentos RNAV a aeronave fez testes durante o dia e também no período noturno. Já os testes do PAPI foram realizados no período da tarde. Após a vistoria, os militares elaboram novo relatório que será encaminhado ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), em Manaus, e para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro.

 

“Aguardamos a edição do relatório, que deverá ser encaminhado ao DECEA e ao Cindacta. Estando tudo conforme avaliado pelos militares, teremos o próximo passo que é a certificação do PAPI e, posteriormente, as cartas RNAV serão disponibilizadas aos demais aeroportos e pilotos, mas isso é um procedimento interno a ser cumprido”, explicou Ivete.

 

A homologação dos instrumentos bem como a certificação que altera a operação do aeroporto de Sinop de visual para instrumentos garantirá maior segurança nos voos e auxiliará pousos e decolagens em condições adversas, principalmente no período de chuvas.

 

“A importância dessa vistoria é justamente isso, pois são instrumentos que estão sendo aferidos e depois homologados, o que facilitará com que nossos pilotos possam acessar com maior segurança o aeroporto municipal. Temos um ganho muito grande no sentido de que quando tivermos situações adversas no clima, teremos segurança maior por meio do acesso a esses dois instrumentos”, destacou a secretária.

 

Representante da Unsein, parceira da Prefeitura de Sinop na “força tarefa” montada para garantir melhorias no aeroporto municipal, o empresário Nilson Ribeiro lembrou que o maior benefício é para a população. “A gente acredita que esse é mais uma fase concluída. As entidades sempre juntas com a prefeitura e secretarias nesse objetivo de todos, que é realmente a conclusão dessas fases do aeroporto municipal. Estamos satisfeitos com mais uma fase, com esse voo do GEIV para que se homologue esses instrumentos e acredito que nos próximos dias a cidade possa ter conforto melhor nos voos”.

 

Investimentos

Nesta semana, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), acompanhou em Brasília assinatura do convênio entre o Governo Federal e o Governo do Estado. Serão destinados aproximadamente R$ 8 milhões para melhorias na infraestrutura do aeroporto. A obra será administrada e executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e a prefeitura irá apenas acompanhar e fiscalizar os trabalhos.

Fonte:Assessoria / Redação | 22/12/2017