Sorriso

Aeroporto em Sorriso perde certificação da Anac e Azul transfere voos para Sinop

O aeroporto Regional Adolino Bedin de Sorriso terá os vôos comerciais operados pela Azul suspensos a partir da próxima segunda (7), até que sejam feitas adequações de infraestrutura e documentos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Vôos particulares estão operando normalmente na unidade. A informação foi confirmada  pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso Cláudio Druzina no início da noite desta quinta (3) , logo após o término da vistoria feita pela Anac no local.

Segundo o secretário, trata-se principalmente, de questões burocráticas e documentais, mas há também cobranças a respeito da infraestrutura que não é possível que sejam resolvidas a tempo de evitar a suspensão dos voos. “Nossa expectativa é por uma resposta positiva da Anac, pela certificação provisória para operação dos vôos comerciais, até o início da próxima semana”, disse.

Atualmente, a Azul opera apenas um voos diário no aeroporto de Sorriso, com decolagem às 7h15 e pouso às 23h. No site da companhia, no entanto, já consta como opção de unidade mais próxima para chegar a Sorriso, a partir do dia 7, o aeroporto João Figueiredo, de Sinop, distante 75 quilômetros da cidade. A companhia aérea opera a rota com aeronave de 109 assentos.

Portal Sorriso

Cl�udio Druzina

Esperamos resposta da Anac e acreditamos na retomada dos voos na próxima semana, diz secretário Cláudio Druzina

Uma certificação provisória já havia sido concedida pela Anac para que o aeroporto opere até o próximo dia 5, o que levou a Azul a suspender os voos entre 8 e 13 de maio até que a comissão aeroportuária e a prefeitura regularizem a situação.

Certificação

Em 2017, o aeroporto já havia sido vistoriado em um rol de 30 novas unidades aeroportuárias do país que necessitavam de vistoria para obter a certificação conforme nova legislação vigente desde abril de 2016.

Na época, cerca de 60 apontamentos foram feitos pela Anac com pedido de providências. Em outra vistoria, no início de abril, novos apontamentos foram feitos pela Agência e, com a aproximação do prazo limite, a alternativa encontrada para obtenção da certificação provisória, segundo o secretário, foi promover uma mudança de operador no aeroporto. A mudança foi, então, solicitada à Anac em nome e CNPJ da prefeitura de Sorriso. "Não é possível uma nova prorrogação. Esperamos a resposta da Anac e acreditamos na retomada dos voos na próxima semana tendo a prefeitura como operador, afirma o secretário.

Fonte: | 04/05/2018