Sorriso

Anac deve certificar aeroporto de Sorriso para voos comerciais a partir desta quinta

O Aeroporto Regional de Sorriso - Adolino Bedin (a 400 km de Cuiabá) receberá nova certificação para voos comerciais, nesta quinta (24). A secretaria de desenvolvimento econômico municipal confirma que a Anac já finalizou a análise do saneamento das 48 exigências para conceder nova certificação. O documento garantirá que a Azul Linhas Aéreas retome os voos regulares para o terminal aeroportuário, que estão sendo remanejados para o aeroporto de Sinop (a 490 km de Cuiabá). 

André Romeu

AEROPORTO DE SORRISO

Documento de liberação da Anac garantirá que sejam retomados  voos comerciais regulares no aeroporto de Sorriso

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Sorriso, Cláudio Drusina, a prefeitura elaborou um plano de ações corretivas (PAC), para sanear as exigências da Anac em relação ao aeroporto que teve perdeu a certificação para voos regulares no começo deste mês.

“Muitas das exigências eram sobre atividades administrativas já realizadas, mas que não foram informadas à Anac, e por isso, constava como irregular. Outras demandas eram em relação a algumas ampliações que o aeroporto havia passado, mas que ainda estavam sob adequação”, justifica o secretário.

Após suspensão da certificação, a Azul remanejou os vôos com origem e destino em Sorriso para o Aeroporto Regional João Batista Figueiredo de Sinop (a 479 km de Cuiabá). A companhia aérea programou os vôos, de forma provisória, até junho deste ano para Sinop.

Braxton continuará administrando o aeroporto, mas a prefeitura é que assinará juridicamente e administrativamente em relação ao terminal aeroportuário

Drusina explica que após ser publicada a decisão da Anac sobre a nova certificação, a Azul receberá ofício informando, de forma oficial, a possibilidade de retomada dos vôos.

Cerca de três mil passageiros pousam ou decolam do aeroporto de Sorriso por mês, em vôos comerciais. Os vôos particulares não sofreram nenhuma restrição depois de retirada a certificação.

O secretário de desenvolvimento econômico também informa que a Anac informou a prefeitura de Sorriso que o pedido para que a nova certificação seja concedida em nome da prefeitura, também será atendido. A antiga certificação, provisória, estava em nome da empresa Braxton, que é especialista em administração de aeroportos, e que havia ganho a concessão pública municipal para administrar o aeroporto regional.

“A Braxton continuará administrando o aeroporto, mas a prefeitura é que assinará juridicamente e administrativamente em relação ao terminal aeroportuário. Em relação à mudança do titular da certificação não significa nenhuma irregularidade com a Braxton, trata-se apenas de uma questão burocrática”, explica Drusina.

Em nota, a Azul esclareceu que aguardará o posicionamento oficial da Anac. Enquanto isso, os vôos diários com destino ou origem em Sorriso continuarão remanejados para Sinop.

Fonte:RD News | 23/05/2018