Sorriso

Reunião discute início das atividades do Ciopaer e implantação de novas rotas no Aeroporto Adolino Bedin

O prefeito Ari Lafin, esteve reunido nesta manhã (08), com o deputado federal Éderson Dal Molin (Xuxu) e os secretários Cláudio Drusina (Desenvolvimento Econômico), Leonardo Zancheta (Cidade) e Luis Fábio Marchioro (Governo), para discutir as diretrizes do Aeroporto Regional Adolino Bedin para 2018.

De acordo com Drusina, entre as novidades, está o início das atividades do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso, previsto para a segunda quinzena de fevereiro do próximo ano. “Com uma base do Ciopaer no município, vamos contar com aeronaves e cerca de 20 profissionais que irão integrar as forças aéreas de Sorriso”, pontuou Drusina.

O prefeito Ari Lafin, destacou que os profissionais do Ciopaer estão preparados para auxiliar as outras forças de segurança, como Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil. “Ao todo 28 municípios da região Norte de Mato Grosso vão contar com um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. Sorriso e a região toda ganham com isso”, destacou o prefeito ao lembrar que o Ciopaer atua no combate a incêndios, crimes ambientais, roubos, entre outras ocorrências que exijam ação forte, enérgica e rápida e também em socorros emergenciais no caso de acidentes.

A base do Centro está sendo construída por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso. O local irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O hangar também servirá de ponto de apoio para outras instituições que operam aeronaves, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A estrutura física que está em fase final de construção, conta com alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guarda dos equipamentos do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros.

 

Novas rotas

Além de destacar o início das atividades do Ciopaer, Drusina frisou que durante a reunião foi discutida a possibilidade de integrar o aeroporto local a novas rotas de voos. “O deputado Xuxu Dal Molin se comprometeu a entrar em contato com todas as grandes empresas aéreas comerciais do país para buscar novas rotas”, disse Drusina.

Segundo Dal Molin, a estrutura logística de Sorriso tem atraído muitos investidores. “O município de Sorriso tem uma logística avançada. Hoje os sorrisenses e visitantes tem à disposição o Aeroporto Regional Adolino Bedin; a BR-163 que é o principal corredor de ligação Cuiabá/Santarém(PA), e forma um eixo rodoviário com a BR-242, cortando o Estado de Mato Grosso, ligando-o aos Estados de Goiás e Rondônia”, salientou. “Nossa intenção é buscar novas rotas para o Aeroporto e ampliar ainda mais essa rede logística”, finalizou Dal Molin.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte:Assessoria / Redação | 13/12/2017